segunda-feira, 15 de abril de 2019

A MAGIA OU LOUCURA DA TATUAGEM



Pois é, virou moda! Agora tatuagem esta na crista da onda e as empresas especializadas estão cada vez se esmerando mais na qualidade e no bom gosto dos trabalhos e o numero de adeptos cresce vertiginosamente a cada dia.

Nem sempre foi assim, voltando a meu tempo de infância, isto à mais de 60 anos, quem usava tatuagem era considerado marginal pelos meus próximos, mas era bonito de ver, através do olhar de um menino de 08 anos. Tinhamos um vizinho de rua que já havia sido preso e tinha nos braços tatuagem de rosto de mulher, uma cruz e algumas palavras. Estas tatuagem, contavam que ele havia feito na prisão, daí a ideia que tudo mundo que usava tatuagem era marginal e cresci, não os vendo como marginais, mas como pessoas diferentes, homens fortes, corajosos, pois fazer uma tatuagem doía muito, diziam. Certa epoca, resolvemos num grupo de garotos fazer tatuagem com o caroço do caju. Ficamos que uma queimadura no braço que demorou muito tempo para desaparecer Ainda não havia televisão para ver os filmes do Marinheiro Popeye e com isso, não tinha referencia.

Não recordo de ter visto nunca uma mulher usando tatuagem, mas como meu mundo era muito pequeno, é possível que já havia em algum lugar, mulheres de vanguarda, que já ostentavam algum tipo de tatuagem. As mulheres sempre foram valentes em enfrentar os desafios que a sociedade impunha. Veja quando quebraram o tabu de usar na praia o maio de duas peças, o surgimento do biquíni, a cena celebre da atriz Leila Diniz, gravida, usando biquíni na Praia de Copacabana. Era a noticia de primeira pagina da epoca.


O tempo passou e lentamente, aquelas tatuagens usadas principalmente pelos marinheiros, com uma ancora no braço, uma imagem de santo no outro, uma cruz, e outros símbolos, foram sendo substituídas por verdadeiras obras de artes e porque não dizer algumas aberrações.
















Será que esta é uma moda que vai passar? No meu tempo de Jovem Guarda, era normal usar cabelos compridos como Ronnie Von, calças boca de sino, camisas com lapela e hoje é impensável usar uma roupa assim. Simplesmente a moda acabou, como acabou centenas de outras modas que surgiram, tiveram seu tempo e desapareceram.


Lá pelos idos de 1960, para entrar num cinema, era necessário, mesmo ainda garoto, usar gravata, ou não entrava. Hoje, praticamente nem cinema existe mais, com exceção dos instalados em shopping center.  Raros são os cinemas que funcionam ainda nas cidades, devagar foram sendo substituídos pelos programas de televisão, que a cada ano ficava mais forte e atraente e o mundo foi evoluindo e se modificando muito rapidamente. As grandes orquestras que abrilhantavam os bailes de antigamente, hoje são substituídos por um DJ cheio de aparelhos eletrônicos. Mais uma moda que passou. Hoje, com a chegada da Internet e dos celulares, o mundo mudou de novo. O que esperar do futuro?

Fumar era chic. Ninguém prestava atenção se fazia bem ou mal à saúde, o importante era fumar, os cigarros  que faziam sucesso na epoca era o Minister, Hollywood, Continental, Macedônia (cigarro sem filtro) e hoje, creio que nem estas marcas existem mais e o habito de fumar ficou limitado a lugares abertos. O que era chic virou brega.


O tempo corroí as lembranças e a moda vai sendo substituída por outra, por outra e mais outra e agora é a vez das tatuagens? Será que ela vai resistir ao tempo? Será que daqui a 20 ou 30 anos ela fará o mesmo sucesso de hoje? Difícil imaginar, pois tudo muda.Talvez a medicina já esteja pesquisando alguma pilula do arrependimento, pois se um dia a moda acabar, vai restar uma droga para apagar os sinais da moda atual. 


Quem viver verá, mas por enquanto, vale a pena curtir os lindos trabalhos que estas pessoas corajosas, permitem que façam em seus corpos.


Um comentário:

  1. Otimo escrito meu amigo! viajei no tempo atraves do seu texto. Aqui onde eu moro quase nao vimos pessoas tatuadas e eh considerado brega e marginaal, pelo menos pelos belgas que eu conheco e tenho relacao de amizade :-)

    ResponderExcluir