quinta-feira, 2 de setembro de 2021

A Magia do Cimento

                 

Burj Kalifa - O prédio mais alto do mundo

                Você já imaginou o poder do cimento? Creio que milhares de pessoas no mundo nunca se atentaram para a importância do cimento na existência da vida moderna, no dia a dia das pessoas e no poder transformador que este pó de cor cinza pode realizar.

            Não dá para mensurar o que pode ser feito com ele. Uma simples bolinha  ou o maior prédio do mundo., um simples vaso de centro de mesa ou as maiores hidroelétricas; O cimento esta presente como protagonista em todas elas. Nada seria construído sem a esta fantástica criação do homem.

Usina hidroelétrica de Itaipu


                  O cimento, cuja palavra vem do latim "caementum", é um aglomerante hidráulico que, em contato com a água produz uma reação química de cristalização de produtos hidratados, ganhando resistência mecânica. É o principal material de construção usado como aglomerante. Raramente é usado sozinho, mas ao invés é usado para ligar agregados; produz argamassas quando usado com agregados miúdos (areia, cinza, saibro, cal, etc.) ou concreto com agregados miúdos e graúdos. É uma das principais commodities mundiais, servindo até mesmo como indicado econômico (dados obtidos no Wikipédia).

        '         Qual o motivo de escrever este artigo? Vendo outro dia um filme num canal de televisão, ensinava como fazer vasos de cimento. Basicamente era misturar areia e cimento e usar um balde como modelo do vaso que se pretendia fazer. Na condição de aposentado, não dá para ficar o dia todo na frente do computador, imaginado criar textos miraculosos. Impossível! Então a solução é inventar o que fazer com as horas vagas. Antes que alguém julgue meu tempo ocioso, tenho que deixar anotado que estou aposentado por invalidez e não posso exercer nenhuma atividade laboral remunerada. É difícil, mas é o que a vida apresenta e para completar o ato, ao ser aposentado, minha CNH foi cassada, portanto, nem dirigir posso.

                Bem, voltando ao cimento, resolvi seguir o passo a passo e mesmo não tendo o acabamento profissional dos "vaseiros" consegui fazer alguns e é uma ótima terapia, que recomendo a todos, não só para os aposentados ociosos, mas a todos, homens, mulheres, que façam artefatos de cimento nas suas horas de folga. Vão adorar o resultado.

Um pequeno vaso, talvez o primeiro, mas valeu a pena


                  Na semana passada fiz um pequeno vaso para minha esposa plantar suculentas, uma planta que gosta de pouca água e prefere solo arenoso e sabe que o vaso ficou muito bonito! Pois é! Depois de tantos anos de viagem, de uma vida voltada às vendas, eis que descubro que posso ser um artesão amador, usando uma das maravilhas do homem, o cimento.

                     Experimentem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário