sexta-feira, 21 de junho de 2019

O MUNDO MÁGICO DOS SONHOS.

Qual é a magia do sono. Onde ele nos leva?


Dormir, sonhar, parece ser natural para todos, afinal todo mundo dorme e sonham, mesmo que seja de vez em quando ou quando acordam assustados com pesadelos.
Por que estou escrevendo sobre isso? Bem, creio que com o passar dos anos, as pessoas vão prestando mais atenção em detalhes que a juventude e as necessidades de sobrevivência não permitem ou não consideram importante prestar atenção nos sonhos.

Acordado, todo mundo tem um sonho: ser rico, ter mais saúde, ganhar na loteria, comprar uma casa, ter os filhos formados numa boa faculdade, ter um bom emprego, enfim, são milhares de sonhos, e toda pessoa tem um ou vários.
Sonhar acordado! Todo mundo tem seu sonho.

Mas neste artigo, quero falar dos sonhos que aparecem quando você esta dormindo. É incrivel a capacidade do cerebro em trazer a vida (nos sonhos aparecem reais) pessoas que cruzaram sua vida a muitos anos atrás e nunca mais se encontraram. Outro dia, tive um sonho de estar numa festa cercada de pessoas que nunca tinha visto e de repente entra na sala, aplaudido como convidado especial, um amigo que trabalhou comigo na LTN, o Oswaldo, o Mineirinho, de quem não tenho noticias à mais de 30 anos. No sonho ele estava igual, apenas com os cabelos mais longos. Impressionante a riqueza de detalhes deste sonho, onde sentamos numa mesa para conversamos e do nada ele desaparece e no seu lugar surge outra pessoa e depois outra.

Os amigos, os desconhecidos, parentes, aparecem e desaparecem nos sonhos.

Em outra ocasião, tive um sonho que nele convivi com uma pessoa, que já deve ter partido deste mundo, chamado sr. Wilson, que foi meu chefe quando eu trabalhava numa empresa de concreto, em 1983. Nunca mais tive noticias dele e depois de tanto tempo ele aparece no meu sonho e isto em deixou intrigado e me levou a escrever este pequeno artigo.

Não sei se isto é fruto da idade, ou se agora temos mais tempo ocioso, infelizmente, para pensar nisso, mas toda noite, os sonhos surgem e alguns, quando acordo, simplesmente desaparecem, mas outros, como o que citei acima, ficam gravados no subconsciente. Lembro de um sonho que conversei com minha mãe como fazíamos quando ela era ainda viva. E assim, tem sido praticamente todos os dias, sempre os sonhos acontecem quando estou proximo de acordar. Fiz uma pesquisa sobre isso e vejam o que falam os especialistas: (texto extraído da Wikipédia)

"O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religiãociência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido.[1] Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.
A psicanalise tenta explicar o sonho, mas é tão complexa esta interpretação.

Para a psicanálise o sonho é o "espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos". O pesquisador James Allan Hobson considerou "os sonhos como um mero subproduto da atividade cerebral noturna". Existem duas fases do sono. A primeira é o sono de ondas lentas, em que a atividade do cérebro é baixa e, por isso, não se formam filmes em nossa mente, apenas pensamentos mais ou menos normais que passam em uma espécie de tela escura, em imagens. Já a segunda fase é de alta atividade e nomeada REM - sigla em inglês para "movimentação rápida dos olhos" (Rapid Eyes Movement). E é durante a fase de REM que os sonhos ocorrem, pelo menos nos adultos. [2]"
Acordar depois de um sonho lindo é sempre reconfortante.

Bem, de qualquer forma, acordar depois de um sonho, dá uma sensação que o corpo esta recuperado. Estranha e ao mesmo tempo fantástica esta sensação.
Oxalá que todos tenham esta mesmo sensação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário