sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

QUANDO O ACASO CONSPIRA A FAVOR

Fernando - Antoninio - Luis e Gustavo

Muitas vezes as historias de vida se entrelaçam de uma maneira tão intensa que a explicação para quando isso acontece podemos dizer que o acaso esta conspirando.

Ainda estava trabalhando no LID, quando fui designado a montar uma filial na cidade de Recife. A decisão de optar por aquela capital se deu em virtude do grande sucesso que obtivemos num Congresso de Analises Clinicas realizado no Centro de Convenções de Olinda.

Conquistamos neste congresso um numero tão grande de clientes que fomos obrigado a quebrar o planejamento e montar uma equipe de apoio imediatamente. A diretora da empresa retornou à São Paulo e eu fiquei sozinho para organizar, alugar um imovel, comprar moveis, selecionar e treinar o pessoal, que seria um motorista, que teria também a função de vendedor e uma secretaria.
Comecei a procura pelo imóvel e acabei encontrando uma sala num predio recém inaugurado na Avenida Domingos Ferreira, 670. Era um predio todo voltado para a área médica, Clinical Center, portanto, um ótimo lugar para ficarmos instalados.
Clinical Center de Recife - O primeiro escritorio do LID


Depois de resolvido os problemas burocráticos para locação da sala, a próxima etapa seria selecionar os funcionários. Como não tinha nenhuma indicação de candidatos, resolvi colocar um anuncio de bom tamanho no Diário do Commercio, pedindo aos eventuais interessados, comparecerem para entrevista no predio onde a sala estava alugada, pois lá também havia um auditório.

Segunda feira, pela manhã, quando cheguei no predio para iniciar meu trabalho e entrevistar alguns candidatos – esperava que tivesse uns 10 – notei uma fila enorme na frente do edificio. Era muita gente. Nem imaginava do que se tratava. Guardei o carro e quando cheguei na recepção do predio, o zelador disse que o pessoal  que estavam na fila do lado de fora do predio, estavam me aguardando.
Não pude acreditar! Como atender toda aquela multidão? Só tinha um jeito. Chamar em grupos de 50, que era a capacidade do auditório, explicar o projeto, quem poderia se candidatar ao cargo e que todos deixassem seus currículos, com telefone e salario, que eu ligaria marcando uma entrevista individual. Mas frisei que os currículos que não tivessem a pretensão salarial anotada, seriam sumariamente eliminados.


A fila se parecia muito com essa. Era muita gente.

Assim foi feito. Passei praticamente o dia todo atendendo os candidatos. Foram, no total, 420, sendo a proporção de 60% para o cargo de motorista e 40% para o cargo de secretária. Como não tinha um critério pré estabelecido, fiz a primeira seleção baseando no salario que eu pretendia pagar. Todos os candidatos que pediam salários acima do que estava previsto, já eram cortados.

No final da seleção, eu fiquei com quase 50 possíveis candidatos, que era ainda um numero muito alto e marquei para iniciar as entrevistas para segunda feira da semana seguinte. No sábado, antes das entrevistas, passei a manhã na Praia de Boa Viagem, curtindo um pouco de mar e sol e depois do almoço, resolvi passar no predio onde iria funcionar o escritório regional do LID. Não tinha nada para fazer lá. Apenas parei lá de bobeira. Estava conversando com o zelador, quando entrou um rapaz magrinho, que havia participado do primeiro processo de seleção.

- Boa tarde – disse ele. O senhor já fez a seleção? Estou muito precisando deste emprego.

- Boa tarde, respondi. Qual o seu nome?

- Antonino

Procurei a ficha dele e ela estava no grupo dos que eu havia descartado por conta do valor do salario pretendido. Ele se mostrava tão ansioso que fiquei com pena de dizer a ele estava fora do processo de seleção e pedi para voltar na segunda feira para a entrevista.


A foto mostra uma ideia de como era o ambiente

Segunda feira com o auditório lotado, comecei as entrevistas. Chamava à frente e numa mesa colocada na parte alta do auditório, o candidato subia uma escada, sentava numa cadeira de frente para mim e de costa para o publico e ali conversávamos por alguns minutos. Qualquer detalhes era o suficiente para desclassificar. O jeito de sentar, a forma de falar, de olhar etc..
.
Ao final do dia, havia selecionado 12 homens para o cargo de motorista e 08 mulheres para o cargo de secretária e entre eles estava o Antonino.  Pedi aos selecionados para voltarem no dia seguinte, que eu iria fazer uma redação para avaliar o conhecimento de cada um.

Um parenteses. A sala, por conta do predio estar recém construído, era a primeira locação. Ainda faltava conclui-la. Acertar detalhes nos banheiros, nas cortinas, ar condicionado. Tarefas que pretendia fazer tão logo estivesse com a equipe escolhida. Eu não tinha um tema definido para a redação e tive a ideia então de separar 2 grupos de 10 pessoas e pedi para eles irem visitar a sala  e escrever uma redação sobre o que viam nela.


A sala era totalmente vazia.

Como a sala estava vazia e suja, não havia o que ver. Eu esperava que eles vissem naquela sala a esperança de um novo emprego, de melhorar suas vidas, de dar conforto para suas famílias. Quando todos entregaram a redação, prometi ligar para os selecionados para uma ultima entrevista, que teria a presença da Diretoria do LID e do Manoel, que gentilmente se deslocou de Fortaleza para Recife, para dar também sua opinião sobre os melhores candidatos.

O engraçado é recordar as redações que foram apresentadas. Tinham contando o numero de azulejos no banheiro, riscos nas paredes, fios do ar condicionado, enfim, um relatório completo de tudo que havia na sala, mas somente duas pessoas captaram o espirito da redação, conforme eu havia imaginado: o Antonino e uma moça chamada Wania.


Meu grande amigo Manoel. Me ajudou muito na seleção 

Para a seleção final, convoquei 06 candidatos que haviam se saído melhor nas entrevistas, mas eu já tinha os meus eleitos, que eram o Antonino e a Wania, mas a palavra final seria dada pela Diretora e também pelo Manoel. Eles fizeram as entrevistas, fizeram muitas perguntas e no final deu a logica: os que eu havia escolhido foram os contratados.

Puro acaso. A contratação do Antonino deu inicio a uma cadeia de acontecimentos que até hoje a historia não acabou, mas isto vai ficar para uma próxima vez.

Desejo a todos que me acompanham um Feliz Natal e um 2018 com muita prosperidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário